Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Campanha 'Ação Solidária 2025.2' incentiva doação de sangue em Teresina

Evento acontece nesta sexta (26), das 8h às 16h, na Clínica Escola do Horto Florestal
Redação

Com o objetivo de contribuir para elevar os índices de doadores no Brasil, a campanha de doação de sangue “Ação Solidária 2025.2” terá continuidade nesta sexta-feira (26/09), das 8h às 16h, na clínica escola localizada na avenida Lindolfo Monteiro, 2372, Horto Florestal. A ação visa estimular sociedade em geral a doar sangue, sobretudo para aumentar o banco de estoque do HEMOPI.

Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilBolsa de Transfusão de Sangue
Campanha Ação Solidária 2025.2 incentiva doação de sangue em Teresina

Para o coordenador do curso de Biomedicina Ivisson Lucas, uma das pessoas à frente da iniciativa na Instituição, o ato de doar sangue ultrapassa os muros da Universidade e mostra ao aluno que inicia sua jornada acadêmica importantes valores de cidadania e ajuda ao próximo. “Além disso, queremos que os novos e antigos discentes, assim como todo o corpo colaboradores e sociedade em geral compreendam que a doação de sangue é um verdadeiro ato de solidariedade em prol daqueles que necessitam. Por isso, mais uma vez estamos com essa parceria local com o HEMOPI e nacionalmente com instituições que defendem o gesto de doar sangue como indispensáveis para a nossa sociedade”, frisa.

Por que doar sangue e quem pode doar?

Cada bolsa pode salvar várias vidas: o sangue é separado em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, atendendo diferentes pacientes e usos clínicos. Ele é estratégico em cirurgias, emergências, tratamentos oncológicos, doenças crônicas e não possui substituto — sua indisponibilidade coloca vidas em risco.

Critérios para doação no Brasil (Ministério da Saúde):

•    Idade: entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização; entre 60 e 69 apenas se já doaram antes dos 60).
•    Peso mínimo: 50 kg.
•    Cuidados: dormir pelo menos 6 horas, não estar em jejum (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores e aguardar 2 horas após o almoço).
•    Saúde e documentação: estar em boas condições e apresentar documento oficial com foto (físico ou digital).
•    Intervalo entre doações: homens até 4 vezes ao ano (60 dias de intervalo) e mulheres até 3 vezes (90 dias de intervalo).

Comente