Black Friday: a verdade por trás dos descontos que movem milhões
Black Friday se tornou um fenômeno global, impulsionada principalmente pela expansão do e-commerceA história da Black Friday começou nos Estados Unidos. O nome ficou associado à última sexta-feira do mês de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças – data comemorativa celebrada desde a época dos colonizadores pelos americanos. A data tradicionalmente dá início à temporada de compras de fim de ano.
Há registros de que a expressão foi usada pela primeira vez em setembro de 1869, quando dois investidores de Wall Street tentaram obter um grande resultado na bolsa de valores, mas acabaram fracassando e levaram o mercado todo a um colapso. Por conta do desastre econômico, o dia foi chamado de Black Friday. Existem, também, outros relatos que mostram novas utilizações ou evoluções do termo. Segundo consta, ele apareceu em um período posterior, associado a pequenos comerciantes, após um ano de grandes perdas no comércio.
Black Friday se tornou um fenômeno global, impulsionada principalmente pela expansão do e-commerce.
Hoje, o evento é adotado em dezenas de países, incluindo Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Austrália e muitos outros na Europa, Ásia e América Latina.
A Black Friday deste ano acontece em 28 de novembro de 2025, que é a última sexta-feira do mês. Muitas lojas, no entanto, estendem as promoções para a "Black Week" (semana da Black Friday) ou até mesmo para o mês inteiro.
Essa é uma das principais datas do varejo e, no Brasil, está muito associada à ações promocionais no e-commerce. Grandes marcas e grandes plataformas de venda on-line fazem campanhas arrasadoras para divulgação de suas principais ofertas.
A primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010, exclusivamente on-line e com a participação de 50 varejistas brasileiros. A cada ano, novas empresas aderem ao evento, fazendo a data ganhar cada vez mais importância no comércio do nosso país.
Essa é a grande oportunidade para os consumidores aproveitarem descontos imperdíveis e promoções exclusivas. E as empresas estão sempre buscando oferecer diferenciais bastante competitivos para atender as expectativas dos seus públicos. Mas é preciso ter cautela nas compras.
Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, essa data movimenta bilhões em vendas e concentra a atenção dos consumidores em busca das melhores ofertas. Para as empresas, não se trata só de oferecer descontos, mas de estruturar campanhas, preparar estoques, alinhar equipes e fortalecer a presença online da marca em um cenário altamente competitivo.
Os varejistas, percebendo esse movimento, passaram a oferecer promoções agressivas para atrair essa onda de consumidores às suas lojas, consolidando a data como o maior dia de compras do ano.
A pergunta que se faz ? Os descontos da Black Friday são realmente vantajosos ou, no fim das contas, a maioria dos preços já estava inflada antes da promoção? Pois bem, faz-se necessário uma pesquisa, o monitoramento dos preços com antecedência, muitas lojas utilizam uma “maquiagem” de desconto, o consumidor vê uma queda aparente, mas queda construída sobre um aumento prévio nos meses que antecedem a black friday. Alem de outros critérios que devem ser relevantes como o cálculo do custo benefício (incluindo frete, possíveis impostos), logo é necessário a análise atenciosa e prévia dos preços anteriores a data da black friday e um comparativo para evitar ser levado por ofertas falsas.
O consumidor médio tende a economizar ou a gastar mais do que deveria durante a Black Friday? O evento incentiva planejamento ou impulsividade?
No cenário atual observa-se que o consumidor está mais desconfiado e crítico, deixando o evento de ser um momento de impulso do brasileiro e passando a ser um teste de confiança, o brasileiro aprendeu a fazer conta, comparar e esperar. Pesquisas mostram que 66% ainda acreditam em “grandes descontos”, 45% dos consumidores valorizam o método da comparação entre as diferentes épocas e 12% acreditam que a black friday é apenas estratégia de divulgação de produto. Logo o evento atualmente revela maior incentivo ao planejamento.
A ultima pergunta: para a economia como um todo, a Black Friday traz um ganho real de consumo ou só antecipa compras que já aconteceriam em dezembro?
Uma pesquisa realizada com 42 mil pessoas, divulgadas pelo mercado pago e mercado livre, mostra que quase metade dos brasileiros (47%) pretendem aproveitar a black friday para antecipar as compras de Natal, mas também tem ganho real de consumo e um impacto significativo no varejo.
Portanto, os varejistas têm que usar essa oportunidade, de forma inteligente, para alcançar melhores resultados.
Valmir Martins Falcão Sobrinho
Economista e Advogado