'CPI do Rombo': relatório final deve ser votado na Câmara nesta quarta-feira
Comissão também apura critérios usados na compra de terrenos na gestão de Pessoa com empréstimosO presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Déficit Bilionário, vereador Dudu Borges (PT), informou que o relatório final da CPI deve ser apresentado e votado na Câmara Municipal de Teresina (CMT) nesta quarta-feira (12/11). A CPI do Rombo, como é chamada, apura uma dívida nas contas da Prefeitura Municipal de Teresina que ultrapassa o valor de R$ 3 bilhões.
Em conversa com a imprensa, o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente da CMT, afirmou que o relatório final deve apontar onde houve falhas e e se realmente existe o "déficit", apontado pelo atual prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), que resultou na instauração da Comissão.
"Eu acho que quando essa CPI foi aberta e instaurada, o principal objetivo era identificar onde houve falhas para identificar se realmente havia uma deficiência financeira ou não. Eu acredito que amanhã a CPI deve apontar nesse sentido, se realmente existia ou não existia, quantidade de valores e fazer os encaminhamentos necessários se for encontrado alguma irregularidade", disse o vereador ao Conecta Piauí.
Esta coluna apurou com fontes da CPI que um dos pontos principais a ser esmiuçado pela Comissão é a compra de terrenos com mais de R$ 80 milhões de reais oriundos de empréstimos na gestão de Dr. Pessoa. Técnicos da Prefeitura já foram ouvidos pela comissão para explicar quais critérios teriam sido usados para adquirir as terras. Porém, segundo fontes, as respostas e os relatórios levados à comissão teriam apresentado inconsistências.
O vereador Dudu Borges já explicou à coluna que a CPI acompanhou os processos de aquisição de terras e identificou que somente o terro que seria usado para construção da Casa da Mulher possuía uma avaliação externa. Além disso, a maioria das terras foram consideradas subutilizadas.
Saiba Mais