Fernando Lima avalia possibilidade de formação de chapa no PDT: ‘Muito remota’
Ao Conecta Piauí, o parlamentar disse que esteve com Fonteles para discutir a questãoO vereador Fernando Lima (PDT) falou nesta sexta-feira (24/10) sobre a possibilidade do Partido Democrático Trabalhista (PDT) formar uma chapa majoritária para concorrer às eleições de 2026. Apesar de ser favorável à criação, o parlamentar avalia que a probabilidade é "muito remota".
"A gente defende que tenha, mas a gente sabe da dificuldade, então é algo realmente bastante remoto. A gente teve uma reunião com o governador [Rafael Fonteles] há cerca de 10 dias e lá é, prego batido, ponta virada", afirmou o vereador ao Conecta Piauí.
Não é novidade para ninguém que Fonteles não vai formar chapinhas para o pleito de 2026. A coluna já antecipou que a estratégia do governador é concentrar os votos em duas chapas para estadual, com PT e MDB, e duas chapas para federal, com PT e PSD, a chamada coligação cruzada.
Na visão de Rafael, com base em cálculos matemáticos, é a decisão mais sábia a se tomar para eleger o maior número de deputados da base em 2026. Os aliados ainda têm autonomia e liberdade de formar as chapinhas mas é sabendo que não terão o apoio massivo do governo e o aval de Fonteles.
"Vai ter duas chapas proporcionais pra estaduais, uma no MDB, outra no PT e duas chapas proporcionais pra federal, uma no PT e outra no PSD, então muito difícil, defendo que tenha, mas é muito difícil a gente conseguir fazer", concluiu Fernando Lima.
Saiba Mais