TJ-PI define lista tríplice para vaga de desembargador destinada à advocacia
Cabe ao governador Rafael Fonteles, definir quem será o novo desembargador entre os três indicadosO Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) escolheu, nesta sexta-feira (05/12), os nomes que irão compor a lista tríplice para a vaga de desembargador destinada ao Quinto Constitucional da advocacia. Após a votação realizada por videoconferência durante a 86ª Sessão Extraordinária Administrativa, foram selecionados os advogados Mário Basílio, Gisela Freitas e Sigifroi Moreno.
A escolha encerra a etapa conduzida pelo tribunal. Agora, cabe ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, definir quem será o novo desembargador entre os três indicados.
A formação da lista tríplice ocorreu após processo interno na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, que havia selecionado seis nomes para serem apresentados ao TJ-PI: Mário Basílio, Leonardo Airton, Gisela Freitas, Sigifroi Moreno, Ívilla Araújo e Cristiane Martins. A escolha feita em 9 de outubro envolveu 49 advogados e advogadas, entre diretores da entidade, conselheiros seccionais e membros honorários vitalícios.
Durante a votação no Tribunal de Justiça, Mário Basílio recebeu 20 votos, seguido por Gisela Freitas, com 17, e Sigifroi Moreno, com 16.
Previsto na Constituição Federal, o Quinto Constitucional garante que um quinto das vagas dos tribunais seja preenchido por profissionais da advocacia ou do Ministério Público. A medida busca ampliar a diversidade na composição das cortes, incorporando experiências além da magistratura de carreira.