Último dia de audiência vai ter depoimentos de Tatiana Medeiros e do namorado
Sessão reúne réus e testemunhas em investigação por lavagem de dinheiro, fraude e ligação com facçãoO Fórum Eleitoral de Teresina conclui nesta sexta-feira (28/11) o último dia das audiências de instrução e julgamento envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros (PSB), o namorado dela, Alandilson Cardoso Passos, e outros sete réus investigados por uma série de crimes eleitorais e financeiros. O caso, que mobiliza o Judiciário desde o início do mês, apura suposta compra de votos, financiamento ilícito de campanha por uma facção criminosa, lavagem de dinheiro, organização criminosa e peculato.
Ao longo das sessões, um total de 65 pessoas já prestaram depoimento na presença do colegiado de juízes presidido pela magistrada Júnia Feitosa. Foram ouvidos testemunhas, investigados e profissionais envolvidos na operação que deu origem ao processo, incluindo autoridades policiais que detalharam etapas da investigação.
Além de Tatiana e Alandilson, também respondem à ação penal Stenio Ferreira Santos, padrasto da vereadora, Maria Odélia de Aguiar Medeiros, mãe da parlamentar, Emanuelly Pinho de Melo, Lucas de Carvalho Dias Sena,Bruna Raquel Lima Sousa, Sávio de Carvalho França e Bianca dos Santos Teixeira Medeiros.
O Ministério Público sustenta que a campanha eleitoral de Tatiana Medeiros teria sido financiada, em parte, por integrantes de uma facção criminosa atuante no Piauí, que teria usado o grupo para lavagem de dinheiro e ampliação de influência política na capital. Parte das oitivas concentrou-se em movimentações financeiras consideradas suspeitas e em relatos que apontam para a atuação direta de Alandilson Cardoso, preso em uma operação policial em Belo Horizonte no ano passado.
As audiências seguem sem intercorrências relevantes, mas com forte repercussão política, dado o ineditismo e a gravidade das acusações. Com o encerramento da fase de instrução, o processo entra agora na etapa final antes da sentença, que deve ser proferida após as alegações finais das defesas e do Ministério Público.
O Conecta Piauí acompanha o caso desde o início e seguirá atualizando todas as movimentações do processo.