Líderes de facção e detentos que operavam crimes da cadeia são presos no Piauí
A ação teve como objetivo desarticular organização criminosa com ramificações no Maranhão e PiauíNa manhã desta segunda-feira (12/08), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) pendeu líderes da facção Bonde dos 40 e detentos que operavam crimes de dentro de unidades prisionais. A ação teve como objetivo desarticular a organização criminosa com ramificações no Maranhão e Piauí.

Segundo informações da GAECO, a 'Operação Cela 03' visou combater atividades ilícitas como narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos. A ação realizada simultaneamente nos estados do Maranhão, Piauí e Mato Grosso, também realizou a prisão de indivíduos responsáveis pela guarda e ocultação de bens e valores.
No Piauí, cinco mandados de prisão foram cumpridos. Dois dos alvos já se encontravam no sistema penitenciário do estado, onde os mandados foram entregues. Os outros três foram presos nos bairros Horto e Santo Antônio, em Teresina.

Ainda conforme as autoridades, foram cumpridos mandados de prisão contra detentos que, mesmo encarcerados, seguiam ordenando diversos crimes. A operação foi nomeada pelo fato dos operadores dos crimes estarem presos em uma penitenciária de São Luís e ainda assim participarem da coordenação criminosa.

A operação contou com o apoio dos Gaecos do Piauí e Mato Grosso, além das Polícias Civil e Militar do Maranhão, Mato Grosso e do Piauí.
