Fornecimento de gasolina, diesel e gás fica mais barato a partir desta quarta
A empresa aprovou uma nova política de preçosA Petrobras aprovou, nessa segunda-feira (15/05), a estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina da Petrobras em substituição à política de preços de diesel e gasolina comercializados por suas refinarias.
O fornecimento de gasolina, diesel e gás de cozinha fica mais barato a partir desta quarta-feira, 17/5, em todo o país. A Petrobras anunciou a mudança da política de preços e a queda nos valores praticados pela empresa.
GASOLINA — Para a gasolina A (sem misturas), a redução é de R$ 0,40 por litro. Com a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol para a composição da gasolina comercializada nos postos, o preço médio ao consumidor pode sair de uma média de R$ 5,49 para R$ 5,20 por litro.
DIESEL — A redução no diesel é de R$ 0,44 por litro para as distribuidoras. Com a mistura obrigatória de 12% de biodiesel, a tendência é de que o preço médio ao consumidor na bomba passe R$ 5,57 para R$ 5,18 por litro.
GÁS DE COZINHA — O gás de cozinha terá redução de R$ 0,69 por kg no preço médio. A estimativa é de que o preço médio ao consumidor chegue a R$ 99,87 pelo botijão de GLP de 13kg. A primeira vez que o preço pode ser menor que R$ 100 desde outubro de 2021.
Governador Rafael Fonteles comemora as mudanças anunciadas pela Petrobras na política de preços dos combustíveis
O governador Rafael Fonteles comemorou, nesta terça-feira (16/05), em vídeo publicado em suas redes sociais, as mudanças na política de preços dos combustíveis anunciadas pela Petrobras.
Na nova estratégia comercial da empresa, sai a política de paridade de importação (PPI), que levava em consideração as oscilações do dólar e do mercado internacional, e entra uma política que considera o custo alternativo do cliente e o custo de oportunidades da Petrobras.
Com isso, diminui a volatilidade e as oscilações constantes no preço do combustível para o consumidor final. A decisão da Petrobras coincide com o que defendia o governador Rafael Fonteles quando era presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz).
“Essa mudança era algo que eu sempre defendi, quando era presidente do Comsefaz, porque a política anterior castigava o povo e os governos que viam o preço do combustível aumentar, mesmo com congelamento dos tributos e impostos”, disse Rafael Fonteles.
A estratégia comercial usa referências de mercado como:
(a) o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação;
(b) o valor marginal para a Petrobras.
O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
“Com essa estratégia comercial, a Petrobras vai ser mais eficiente e competitiva, atuando com mais flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. Vamos continuar seguindo as referências de mercado, sem abdicar das vantagens competitivas de ser uma empresa com grande capacidade de produção e estrutura de escoamento e transporte em todo o país”, destaca o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
O anúncio encerra a subordinação obrigatória ao preço de paridade de importação, mantendo o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa acessível aos clientes.
“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, declarou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.
Dinâmica de reajustes
Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.
As decisões relativas à estratégia comercial continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo Presidente da companhia, o Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
Os ajustes de preços de diesel e gasolina continuarão a ser divulgados nos canais de comunicação aos clientes e no site da companhia (precos.petrobras.com.br), onde também são disponibilizadas informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor.
A estratégia comercial está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno (Diretriz) aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022.