Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Estudantes do Piauí criam aplicativo contra desperdício de água e ganham prêmio

A conquista destaca o protagonismo dos estudantes e o papel das Escolas de Tempo Integral
Redação

Do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, surgiu uma das ideias mais inovadoras do país na área ambiental. O EcoApp, aplicativo criado pelos estudantes João Daniel Leão Carvalho Sena e Samuel Filipe de Jesus Silva, foi o grande vencedor da etapa nacional da 7ª edição do Projeto Pioneiros, iniciativa do Instituto Aegea que estimula jovens de escolas públicas a desenvolver soluções criativas para os desafios do saneamento básico no Brasil.

Foto: Ascom SeducEstudantes do Piauí criam aplicativo contra desperdício de água e ganham prêmio
Estudantes do Piauí criam aplicativo contra desperdício de água e ganham prêmio

O aplicativo, desenvolvido durante as aulas do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, permite a detecção coletiva de vazamentos de água, conectando tecnologia e engajamento social para reduzir o desperdício e incentivar o consumo consciente. A ideia nasceu da observação do cotidiano dos estudantes e do desejo de usar o conhecimento adquirido na escola para resolver problemas reais da comunidade.

“O aplicativo nasceu da vontade de ajudar a cidade e tornar o abastecimento mais eficiente. Vencer o prêmio mostra que nós podemos, sim, contribuir para transformar o futuro”, contou João Daniel Leão, um dos criadores do projeto.

Com apoio da equipe pedagógica, o Ceti Raldir Cavalcante Bastos desenvolveu 15 projetos ambientais para o concurso e se tornou uma das escolas polo do Projeto Pioneiros das Águas de Teresina. Três desses projetos foram premiados na etapa regional, e o EcoApp conquistou o primeiro lugar nacional, levando o nome do Piauí ao topo da inovação educacional do país.

Foto: Ascom SeducEstudantes do Piauí criam aplicativo contra desperdício de água e ganham prêmio
Estudantes do Piauí criam aplicativo contra desperdício de água e ganham prêmio

A conquista reforça o protagonismo dos estudantes da rede estadual e o papel das Escolas de Tempo Integral como espaços que estimulam o aprendizado criativo e o desenvolvimento de competências ligadas à tecnologia e à sustentabilidade.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o prêmio representa o resultado de uma política educacional que aposta na formação integral dos jovens e no futuro tecnológico do Piauí. “O EcoApp é o retrato da educação transformadora que estamos construindo. Nossos estudantes estão aprendendo a inovar, empreender e resolver problemas reais com propósito. Esse é o novo tempo da educação do Piauí, que une o ensino integral, a educação profissional e a tecnologia para preparar uma geração que vai transformar o mundo”, afirmou o secretário.

O Ceti Raldir Cavalcante Bastos faz parte da rede de Escolas de Tempo Integral do Piauí, modelo que integra a formação acadêmica à Educação Profissional. O estado é hoje o único do Brasil com 100% das escolas de Ensino Médio oferecendo o Tempo Integral, e também o líder nacional em número de estudantes matriculados na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.

Comente