Projeto de IA criado por estudantes piauienses se destaca em mostra internacional
“Mindz” foi um dos cinco melhores na categoria Ciência da Computação da Mostra InternacionalOs estudantes Davi Costa Andrade, Hernandes Sales Neves e Glauber Alexandre Alcântara são a prova viva de que os investimentos em inovação e tecnologia nas escolas da Secretaria de Estado da Educação geram oportunidades e transformam realidades.
Alunos da 3ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior, foram premiados com medalhas na Mostratec, a maior feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 27 e 31 de outubro. O projeto “Inteligência Artificial em Cenários Educativos: o Mindz como experiência prática”, desenvolvido pelos estudantes com orientação da professora Rosiana Ibiapina, ficou entre os cinco melhores na categoria Ciência da Computação, destacando-se entre os mais de 800 projetos apresentados no evento.
Para Davi Andrade, foi muito gratificante representar o Piauí na Mostra. “Tenho muito orgulho em ter tido essa oportunidade e sou ainda mais feliz, pois conseguimos sair de lá premiados e tivemos a oportunidade mais uma vez de colocar o nome do nosso estado no topo. Eu tive muitos aprendizados, principalmente quando se diz respeito ao meu futuro, pois é isso que eu quero seguir e quero ser”, afirmou.
Educação e tecnologia gerando oportunidades
Com o ensino de Inteligência Artificial presente nas escolas estaduais de Tempo Integral desde 2024, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos com soluções criativas, com potencial para transformar realidades dentro e fora da sala de aula. O Mindz surgiu nesse contexto. A ferramenta ajuda estudantes e professores a criarem mapas mentais com o uso de IA, organizando ideias e facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
“O principal objetivo não é fazer com que o estudante dependa da IA, mas estimular sua autonomia. Por isso, os mapas mentais são gerados de forma resumida, incentivando o aluno a buscar mais informações e outras fontes. Dessa forma, o sistema atua como um apoio no processo de aprendizagem, permitindo que o aluno teste seus conhecimentos em vez de apenas receber tudo pronto”, explica o estudante Glauber Alcântara.
Incentivados pela escola, os jovens pesquisadores pretendem seguir adiante com a ideia e sonham com um futuro brilhante na área de tecnologia. “Eu sonho em seguir carreira na área da tecnologia, criar nossos projetos e, se possível, ajudar outros estudantes a entrarem nesse mundo. Quero que mais jovens tenham experiências com projetos, trocas culturais e conquistem prêmios que valorizem o potencial do nosso estado”, conta o jovem Hernandes.
Para o secretário Washington Bandeira, a conquista dos estudantes do Ceti Patronato Nossa Senhora de Lourdes é reflexo direto da política de universalização do ensino em Tempo Integral, modelo que está preparando os jovens para os desafios do presente e do futuro. “Essa conquista mostra o quanto a educação pública do Piauí está avançando. Estamos formando jovens criativos, engajados e preparados para transformar o mundo com a Ciência e a Tecnologia”, pontua o secretário.
IA nas escolas da rede estadual: pioneirismo que impressionou o mundo
O Piauí é o primeiro território das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular das escolas públicas da Educação Básica, iniciativa que conquistou mais um reconhecimento internacional ao vencer o Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, concedido pela Unesco. Implantado em 2024, o programa atende mais de 120 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com mais de 800 professores capacitados para ministrar a disciplina.