Conheça o Museu do Piauí: o espaço cultural que conecta o passado ao presente
O acervo do museu é eclético e conta com cerca de 7 mil peças distribuídas em 12 salas de exposiçãoNo dia 19 de outubro, é celebrado o Dia do Piauí, data que marca a adesão do estado à Independência do Brasil, em 1823. Para destacar a riqueza cultural da região, o Museu do Piauí se torna um ponto de referência importante. Fundado em 1941, o museu, que começou como uma seção do Arquivo Público em 1934, preserva parte fundamental da história piauiense.
Localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Teresina, o Museu do Piauí está instalado em um casarão construído em 1859. O prédio, que já foi residência do Comendador Jacob Manoel de Almendra e sede do governo da província, passou por restaurações em 1980, mantendo suas características neoclássicas.
O acervo do museu é eclético e conta com cerca de 7 mil peças distribuídas em 12 salas de exposição permanente. Entre as peças estão fósseis, porcelanas, mobiliário, quadros dos séculos XIX e arte contemporânea de renomados artistas piauienses. Além disso, há coleções que incluem moedas, cédulas, urnas funerárias e artefatos indígenas.
Ao Conecta Piauí, Gilvan Oliveira, professor e historiador responsável pelo tour no Museu, destacou que o palácio é um local destinado às memórias piauienses e aproveitou para convidar todos a conhecerem a casa.
O Museu do Piauí é uma casa de memória, é um espaço onde nós fazemos referência a memória piauiense. É um espaço de produção, ao mesmo tempo que nós guardamos essa memória da nossa história nós também produzimos, uma vez que nós temos espaços que são destinados a exposições temporárias de artistas piauienses. Convidamos todos os piauienses a virem ao museu do Piauí e fazer parte dessa história, não só no dia do Piauí, nós estamos aqui de portas abertas”, disse o historiador.
O espaço também possui uma galeria de arte com quatro salas dedicadas a exposições temporárias de curta e média duração. Essas exposições dinamizam o museu, aproximando os visitantes das diversas manifestações culturais que o Piauí oferece.
O Museu do Piauí, rebatizado em 1999 em homenagem ao historiador Odilon Nunes, não só guarda a história do estado, como promove a interação entre o passado e o presente, sendo um local de referência cultural e educativa para todos os piauienses.
Veja o vídeo: