Governo do Piauí lança curso inédito sobre políticas da primeira infância
Trazida ao Piauí, a proposta simboliza inovação e compromisso com o desenvolvimentoO Governo do Estado do Piauí realizou, nesta quarta-feira (05), o lançamento do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, uma formação inédita voltada à capacitação de gestores e líderes públicos municipais. O objetivo é fortalecer as políticas integradas voltadas à infância no estado. O evento aconteceu no Centro de Eventos Sucesso, em Teresina, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles e da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí.
A iniciativa foi inspirada em uma experiência vivenciada por Isabel Fonteles durante uma formação internacional em Harvard, voltada às políticas públicas para a primeira infância. Trazida ao Piauí, a proposta simboliza inovação e compromisso com o desenvolvimento das futuras gerações.
“Mais que uma formação técnica, esse curso representa uma oportunidade para alinharmos nossas parcerias com os municípios e fortalecer a governança das políticas de primeira infância no nosso estado, promovendo uma cultura gestora orientada pela tomada de decisões baseada em dados e evidências e pela sustentabilidade social”, destacou Isabel Fonteles.
O curso é executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos) e resulta de uma parceria entre o Governo do Estado, o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A formação busca desenvolver competências técnicas e estratégicas em gestores municipais e estaduais, capacitando-os para o planejamento, implementação e monitoramento de políticas públicas.
O lançamento reuniu representantes de 39 municípios, incluindo 20 prefeitos(as), 17 primeiras-damas e uma vice-prefeita, além de gestores estaduais, secretários municipais e técnicos de planejamento. As aulas presenciais serão ministradas no próprio Centro de Eventos Sucesso, em Teresina.
Durante o curso, os participantes vão aprofundar temas como os fundamentos científicos do desenvolvimento infantil, os impactos econômicos do investimento na infância e a importância da intersetorialidade na formulação de políticas públicas.
De acordo com o gerente executivo da FGV Projetos, Alexis Vargas, o conteúdo foi estruturado para oferecer aos participantes não apenas conhecimento teórico, mas também ferramentas práticas aplicáveis à gestão pública.
“A proposta é fortalecer a atuação de prefeitos, primeiras-damas e equipes municipais na construção de políticas cada vez mais eficazes voltadas à primeira infância. Investir na primeira infância é investir em condições melhores para uma sociedade próspera”, reforçou.