Fábio Novo entrega plano de governo a Fonteles; Promessa é zerar tarifa dos ônibus
O pré-candidato propõe trazer para a capital o exemplo do sistema de transporte público de São PauloO deputado estadual Fábio Novo (PT), pré-candidato à Prefeitura de Teresina, informou, durante entrevista à imprensa na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta quarta-feira (10/04), que entregou a versão preliminar do seu plano de governo ao governador do estado, Rafael Fonteles (PI), com quatro propostas, sendo uma para a área da saúde e outra para solucionar o problemas da falta de ônibus na capital. A ideia é zerar a tarifa do transporte público até o final da gestão.
O pré-candidato propõe trazer para a capital o exemplo do sistema de transporte público de São Paulo, considerado o maior da da América Latina. A meta é reduzir 25% das passagens a cada ano de governo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

“E já ouvindo alguns técnicos, eu posso garantir pra vocês, depois inclusive da visita que fiz a São Paulo. Fui conhecer o maior sistema de transporte público da América Latina que tem 13 mil ônibus circulando por dia. Então, reunido com nossos técnicos, com o professor Washington Bonfim, com Falcão e dentre outros, nós vamos apresentar uma proposta na área do transporte extremamente ousada. A cada ano do mandato, nós vamos reduzir a passagem em 25%. Hoje, ela é R$ 4 a inteira e R$ 1,35. Então, nós vamos reduzir no primeiro ano 25%. Ao final da gestão, nós teremos tarifa zero em Teresina", disse Novo.
Foram apresentadas quatro propostas ao todo. Segundo Fábio, o plano é um dos mais modernos que escuta a população. "Nós lançamos hoje quatro propostas. Nós estamos fazendo um dos mais modernos planos de governo, onde ele de fato escuta a população. É a única pré-campanha que abriu uma plataforma, onde primeiro escuta as pessoas. São mais de seis mil contribuições", destacou.
Como será possível implementar a proposta
Para dar certo o projeto, será necessário colocar em primeiro plano como prioridade, segundo o pré-candidato. O sistema usará tecnologia e os ônibus serão monitorados.
Primeiro, colocando em prioridade. Teresina tem prioridades em algumas situações. Saúde é uma prioridade e transporte também. Então, parte do orçamento da prefeitura nós vamos usar também com o transporte para que as pessoas tenham direito de ir e vir. Essa é uma das propostas que nós estamos apresentando com o pé no chão. Primeiro vamos implantar um sistema de transporte moderno, um sistema que vai usar a tecnologia. São Paulo hoje tem 13 mil ônibus monitorados, nós vamos monitorar todos os ônibus e através desse sistema vai ser possível implementar essa proposta inovadora.
Saúde
A ideia na área da saúde é trazer a tele saúde para a capital e zerar as filas de espera. O deputado lembrou que Teresina e Parnaíba são as únicas cidades que ainda não aderiram às teles saúde.
'Uma outra coisa que nós já estamos decididos na área da saúde, é fazer com que Teresina faça adesão à teles saúde. Teresina, Parnaíba são as duas únicas cidades que não aderiram à tele saúde. Nós temos um case de sucesso em Piripiri, onde dez tipos de especialidades de consultas, que foram implantadas através da tele saúde. Em Piripiri, zerou a fila. A nossa ideia aqui é implantar nas 93 unidades básicas de saúde a tele saúde, 400 de exames laboratoriais, um em cada zona de Teresina e de imagem para que no período curto possamos zerar essa fila", comentou Novo.
Conclusão do plano de governo
O plano de governo deve ser concluído até o final deste mês de abril. "Estamos terminando a fase da escuta com a população", pontuou Fábio.