Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Notícias do Agro

A coluna do Agronegócio piauiense e brasileiro no portal Conecta Piauí

Instituto alerta para possíveis danos à saúde por causa de baixa umidade no PI

O instituto recomenda várias instruções que devem ser seguidas para quem reside nas regiões
Notícias do Agro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou sobre possíveis danos a saúde devido a baixa humidade do ar que afetará 85% das cidades piauienses. Segundo o alerta, as cidades estão em risco de perigo potencial para incêndios por causa da baixa umidade. Os dados divulgados pelo Inmet são dessa segunda-feira (04/07) e mostram uma variação do ar entre  30% e 20%.

Nestes casos de baixa umidade, o instituto orienta que as pessoas "bebam bastante líquido; evitem desgaste físico nas horas mais secas e evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia".

Foto: Jhone Sousa / InmetPiauí alerta para possíveis danos a saúde por causa de baixa umidade
Piauí alerta para possíveis danos a saúde por causa de baixa umidade

Prognóstico Agroclimático para o período de julho, agosto e setembro de 2023
A previsão indica chuvas abaixo da média em quase toda a região nordeste, mas principalmente no noroeste do Maranhão e no leste dos Estados da Paraíba e Pernambuco, possivelmente associado aos impactos que o El Niño pode causar à região. Já no interior nordestino, as chuvas devem ser próximas e ligeiramente acima da média.

Quanto à temperatura do ar, deve ser acima da média histórica em toda a região. Em áreas do MATOPIBA (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do Semiárido Nordestino, a previsão de redução das chuvas poderá afetar negativamente os níveis de água no solo em todos os meses, chegando a valores inferiores a 10%, impactando as culturas que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis. Já em áreas da costa leste da região, incluindo áreas do SEALBA, a previsão indica manutenção da umidade do solo em grande parte do trimestre, principalmente nos meses de julho e agosto, com valores superiores a 60%.

CONFIRA AS REGIÕES MAIS AFETADAS AQUI

Comente