Sem ‘chapinhas’, Fonteles volta a defender formação de duas chapas para 2026
Na visão do líder de Estado, a coligação cruzada MDB/PT e PSD/PT se mantém para o próximo pleitoO governador do Piauí, Rafael Fonteles, voltou a defender na manhã desta quinta-feira (11/12) a formação de apenas duas chapas majoritárias na base para as eleições de 2026. Na visão do líder de Estado, a coligação cruzada PT e MDB se mantém firme como opção para os deputados estaduais que vão concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi).
"O que a gente tem recomendado para a nossa base aliada, por uma questão até do ponto de vista matemático, é que as nossas candidaturas proporcionais do nosso time se concentrem em poucas chapas, de preferência duas chapas", afirmou Fonteles ao Conecta Piauí.
À imprensa e aos aliados, Fonteles já deixou claro que não vai ao encontro da formação de "chapinhas" para próximo pleito. A decisão parte de uma estratégia matemática para concentrar força nas legendas prioritárias.
Na corrida para a Câmara dos Deputados, a coligação PT e PSD também se mantém. Nesse contexto, Rafael Fonteles afirmou que, até julho de 2026, período em que são realizadas as convenções, os dirigentes de cada partidos ficarão responsáveis por tomar a decisão final.
"Mas, obviamente, são os partidos que vão tomar a decisão final nas convenções partidárias em julho do ano que vem", concluiu Fonteles.
Saiba Mais